Trabalhos

2ª série do Ensino Médio

Entrega: 03/06/2025

Disciplina: História

Proposta do Itinerário Formativo de História aplicada: cidadania, política e cultura, do 2º bimestre/2025:

A partir do conteúdo do módulo 4 (o ovo da serpente) fazer uma análise crítica das músicas:

– Apesar de você (Chico Buarque)
– Comportamento geral (Gonzaguinha)
– Aos nossos filhos (Ivan Lins)
– In the flesh (Pink Floyd)
– Proteção (Plebe Rude)

Entrega: 03/06/2025

Disciplina: Arte

Antonio Gaudi: Vida e Arte.

Entrega: 04/06/2025

Disciplina: Geografia

Compreensão dos Sistemas Sociais

Tipo de atividade: Artigo científico

Tema: “A influência dos algoritmos e das redes sociais nas decisões financeiras”

 

Objetivo da atividade: Analisar como os algoritmos das redes sociais e a lógica digital afetam as decisões de consumo, estimulando a compra por impulso e contribuindo para o endividamento e a manutenção do sistema financeiro.

 

Descrição da atividade: Os alunos deverão produzir um artigo científico que investigue e reflita sobre a forma como o ambiente digital influencia o comportamento financeiro das pessoas. A proposta é discutir como os algoritmos e as estratégias de publicidade direcionada afetam nossas escolhas — especialmente as de consumo — e como isso contribui para o lucro das grandes corporações e instituições financeiras.

O texto deverá conter:

  • Um panorama sobre como funcionam os algoritmos nas redes sociais e no marketing digital.
  • Exemplos de como a publicidade direcionada afeta a decisão de compra.
  • O papel dos influenciadores e da cultura do imediatismo.
  • Reflexões sobre os impactos emocionais e financeiros desse modelo de consumo.
  • Discussão sobre alternativas conscientes (educação financeira, consumo crítico, etc).

Sugestões de abordagem:

  • Como os algoritmos “preveem” e influenciam nossas decisões de compra.
  • Por que compramos por impulso ao ver algo nas redes sociais?
  • O papel dos influenciadores digitais na manutenção da lógica de consumo.
  • A relação entre emoção, autoestima e decisões financeiras.
  • Como a dependência digital impacta a autonomia nas escolhas de consumo.
  • O consumismo digital como estratégia do sistema financeiro para ampliar lucros via crédito.

Critérios de avaliação:

  • Clareza e profundidade na análise do tema.
  • Qualidade dos argumentos e exemplos apresentados.
  • Uso de fontes confiáveis e dados atualizados.
  • Organização e coesão do texto.
  • Reflexão crítica sobre o comportamento financeiro digital.

Entrega: 03/06/2025

Disciplina: Espanhol

Tema: México Arte e Cultura.

Entrega: 03/06/2025

Disciplina: Educação Física

Tema: Valorização das diferenças corporais.

Entrega: 02/06/2025

Disciplina: Projeto de Vida

Tema: “Cartas para o meu futuro eu”

Objetivo: Desenvolver o pensamento projetivo, a gestão das emoções e o planejamento da vida pessoal e profissional.

 

Descrição da Atividade: Os alunos deverão escrever uma carta narrativa endereçada a si mesmos no futuro (daqui a 5 ou 10 anos). A carta deve conter reflexões sobre quem são hoje, quais sonhos e medos possuem, como imaginam o futuro e que conselhos dariam para si mesmos.

 

Orientações: Escrever como se fosse uma conversa íntima e honesta com o “eu do futuro”, refletir sobre seus valores, metas de vida, relações e aspirações e incluir uma narrativa que represente um “momento decisivo” da adolescência.

 

Competências socioemocionais trabalhadas: Autogestão, pensamento crítico, responsabilidade, projeto de vida.