Arte, Teatro e Cultura

“O estilo é um modo muito simples de dizer coisas complicadas”.
Jean Corteaux

A arte, o teatro, as brincadeiras estimulam a criatividade e são momentos em que os alunos se encontram com suas necessidades, desejos e fantasias. Essas atividades exercem um papel importante no desenvolvimento emocional e cognitivo do aprendiz e, portanto devem fazer parte do seu dia-a-dia.

O porquê do teatro na escola
O teatro na preparação do futuro profissional

A mente adolescente fica confusa quando ouve falar que as profissões sofrerão transformações profundas nos próximos DEZ anos. Prevê-se uma transformação em OITENTA por cento das profissões.

Cada vez torna-se mais difícil encaminhar uma pessoa em direção ao futuro. Não se trata, apenas, de saber para passar no vestibular e para passar de ano.

É necessário saber sobreviver dentro das transformações que a universidade atravessa e

dentro da profissão que foi abraçada.

A pergunta que se impõe é clara e simples: o que é importante desenvolver durante a adolescência e juventude, tendo em vista o futuro?

A resposta parece complexa, no entanto, existem práticas escolares que podem torná-la bastante simples.

O futuro exigirá comunicação aprimorada, manejo da voz e do corpo, criatividade, desejo de aprender constantemente, capacidade de adaptação a situações diferentes e até adversas, convivência com talentos diferentes, convivência com mudanças de caráter afetivo, capacidade de discernir diante dos vários papéis que a vida nos oferecerá, relacionar-se com os demais, saber pensar e saber sentir.
Trata-se de muita coisa para ser assimilada. Mas, se a educação só se concentrar na informação, deixando a interatividade para depois, estará perdendo uma oportunidade única de preparar o futuro.

É nesse campo que entra em cena o teatro, porque desenvolve todos os valores citados anteriormente, além de um caráter marcadamente interdisciplinar por lidar com a história, a arte, as ciências e a vida social.

Pode, ainda, envolver-se com a ética e a defesa de valores inerentes à sobrevivência da humanidade.

O futuro não estará garantido com os conteúdos estudados na escola e para a escola. Estarão seguros, em relação ao imprevisível, aqueles que desenvolverem a capacidade de manejar as incertezas. O teatro faz isso constantemente.

A formação prepara a pessoa para assimilar conteúdos novos em qualquer época e, não, num determinado momento pontual de suas vidas.

Assim, tome-se como mentalidade retrógrada e superada aquela que considera o teatro na escola como alguma coisa que atrapalha os estudos, permite a distração e dispersão, não ajuda na aprovação para o vestibular e cria comportamentos de expressão que podem não se ajustar ao desejado oficialmente.

Anfiteatro equipado com data-show, salas de aula amplas, corredores iluminados.
Ambientes reversíveis que podem ser adaptados para melhor atender VOCÊ.