Trabalhos
2ª série do Ensino Médio
Disciplina: História
Proposta do Itinerário Formativo de História aplicada: cidadania, política e cultura, do 2º bimestre/2025:
A partir do conteúdo do módulo 4 (o ovo da serpente) fazer uma análise crítica das músicas:
– Apesar de você (Chico Buarque)
– Comportamento geral (Gonzaguinha)
– Aos nossos filhos (Ivan Lins)
– In the flesh (Pink Floyd)
– Proteção (Plebe Rude)
Disciplina: Arte
Antonio Gaudi: Vida e Arte.
Disciplina: Geografia
Compreensão dos Sistemas Sociais
Tipo de atividade: Artigo científico
Tema: “A influência dos algoritmos e das redes sociais nas decisões financeiras”
Objetivo da atividade: Analisar como os algoritmos das redes sociais e a lógica digital afetam as decisões de consumo, estimulando a compra por impulso e contribuindo para o endividamento e a manutenção do sistema financeiro.
Descrição da atividade: Os alunos deverão produzir um artigo científico que investigue e reflita sobre a forma como o ambiente digital influencia o comportamento financeiro das pessoas. A proposta é discutir como os algoritmos e as estratégias de publicidade direcionada afetam nossas escolhas — especialmente as de consumo — e como isso contribui para o lucro das grandes corporações e instituições financeiras.
O texto deverá conter:
- Um panorama sobre como funcionam os algoritmos nas redes sociais e no marketing digital.
- Exemplos de como a publicidade direcionada afeta a decisão de compra.
- O papel dos influenciadores e da cultura do imediatismo.
- Reflexões sobre os impactos emocionais e financeiros desse modelo de consumo.
- Discussão sobre alternativas conscientes (educação financeira, consumo crítico, etc).
Sugestões de abordagem:
- Como os algoritmos “preveem” e influenciam nossas decisões de compra.
- Por que compramos por impulso ao ver algo nas redes sociais?
- O papel dos influenciadores digitais na manutenção da lógica de consumo.
- A relação entre emoção, autoestima e decisões financeiras.
- Como a dependência digital impacta a autonomia nas escolhas de consumo.
- O consumismo digital como estratégia do sistema financeiro para ampliar lucros via crédito.
Critérios de avaliação:
- Clareza e profundidade na análise do tema.
- Qualidade dos argumentos e exemplos apresentados.
- Uso de fontes confiáveis e dados atualizados.
- Organização e coesão do texto.
- Reflexão crítica sobre o comportamento financeiro digital.
Disciplina: Espanhol
Tema: México Arte e Cultura.
Disciplina: Educação Física
Tema: Valorização das diferenças corporais.
Disciplina: Projeto de Vida
Tema: “Cartas para o meu futuro eu”
Objetivo: Desenvolver o pensamento projetivo, a gestão das emoções e o planejamento da vida pessoal e profissional.
Descrição da Atividade: Os alunos deverão escrever uma carta narrativa endereçada a si mesmos no futuro (daqui a 5 ou 10 anos). A carta deve conter reflexões sobre quem são hoje, quais sonhos e medos possuem, como imaginam o futuro e que conselhos dariam para si mesmos.
Orientações: Escrever como se fosse uma conversa íntima e honesta com o “eu do futuro”, refletir sobre seus valores, metas de vida, relações e aspirações e incluir uma narrativa que represente um “momento decisivo” da adolescência.
Competências socioemocionais trabalhadas: Autogestão, pensamento crítico, responsabilidade, projeto de vida.